Estrada Real de Minas

Pin It

Brasão Estrada Real

Aberta pelos primeiros colonizadores, no final do séc. XVII, a Estrada Real ligava a região de Vila Rica (Ouro Preto), passando por Conceição do Serro (Conceição do Mato Dentro) e Tejuco (Diamantina) a Paraty e ao Rio de Janeiro, para enviar as riquezas das Minas Gerais a Coroa Portuguesa. 

Para facilitar o transporte entre o litoral e a região mineradora, alguns bandeirantes abriram um caminho ligando Paraty a Ouro Preto chamado de Caminho Velho. Alguns anos depois, com a expulsão dos piratas e ladrões do Porto do Rio de Janeiro e da Ilha Grande, o governo português incentivou a abertura de uma segunda via: o Caminho Novo, que ligava o Rio de Janeiro a Ouro Preto. Logo após sua conclusão, a Coroa 

Mapa da Estrada Real

Portuguesa transferiu parte de sus registros para este caminho e decretou ilegal a utilização do Caminho Velho. O terceiro Caminho, o dos Diamantes, entre Ouro Preto e Diamantina, destacou-se a partir de 1729 com a descoberta das pedras na região.

As terras onde os bandeirantes entrincheiraram contra os ataques indígenas possuíam as mais ricas lavras de ouro de toda a região. Nas areias do minúsculo Rio Cuiabá, Gabriel Ponce de León encontrou de uma só bateada cerca de 20 oitavas de ouro. Em pouco tempo o local estava repleto de cabanas. Por ordem de Gabriel Ponce de León, em 8 de dezembro de 1702, iniciou a construção de uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.Pouco se sabe sobre os povos indígenas que habitaram as terras de Conceição do Mato Dentro antes da chegada das primeiras bandeiras de exploração e colonização, registradas pelos sertanistas Gaspar Soares, Manoel Correa de Paiva e Gabriel Ponce de León, que seguiram itinerário ¨mato-a-dentro¨, a presença e a luta contra os índios botocudos e sua ¨flechas ervadas¨.

Com sua diversidade climática, geografia e étnica, a Estrada Real foi sendo construída como um dos roteiros mais plurais do país. São 198 municípios com características próprias que fazem dela um lugar único e encantador. Quem procura aventura, gastronomia, cultura e belas paisagens, está no caminho certo.

 

 

Matéria da feita pela TV Brasil a A rota do ouro e do diamante

 

Pin It

( 15 Votos ) 

Comentários   

 
+4 # Paula Medeiros 28-07-2012 23:51
Adoraria conhecer a Estrada Real. Espero conseguir percorre-la ainda esse ano.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Samuel 10-05-2013 22:20
Citando Paula Medeiros:
Adoraria conhecer a Estrada Real. Espero conseguir percorre-la ainda esse ano.

Será um grande prazer compartilhar com voce uma parte deste caminho onde estão localizadas as cachoeiras gigantes do Brasil, quintal da nossa casa.
Videos dos atrtitivos para programar sua aventura no http://youtube.com/user/pousadadagameleira
Forte abraço e muitas aventuras.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Follow me