Serra do Espinhaço

Pin It

Serra do Espinhaço

A paisagem urbana é um retrato do passado, com calçamentos originais do século XVII se estendem pelas ruas de casario colonial entre chafarizes históricos e igrejas do Barroco Mineiro emoldurados pelas montanhas, cidade com menos de 20.000 habitantes, cheias de encantos mistérios e histórias pra contar.

O artesanato está presente nas sandálias e chapéu de couro e lona, folclore e a culinária típica estão presentes em seus mais autênticos representantes, a Marajuda de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, os tapetes Arraiolos onde os artistas buscam na arquitetura das igrejas, nos monumentos barrocos, nas festas folclóricas, na fauna e flora do cerrado e nos temas sacros e talhas barrocas, os motivos de suas complexas tramas da mais nova expressão do Barroco que não se esgotou no passado e finalmente o Pastel de Angu uma tradição da culinária local resgatado por Dona Lélia a receita de uma escrava que a criou sua mãe.

Tem uma festa para cada mês do ano, entre os dias 14 a 24 de junho acontece a mais importante festa, o Jubileu, no Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, construído pelos padres capuchinhos. O evento acontece há mais de 200 anos e a cidade recebem nesta ocasião, cerca de 80 mil pessoas (ver todos eventos no site www.pousadadagameleira.com.br)

Tem um espetacular patrimônio natural com cachoeiras e cânions gigantescos que compõem maravilhosas paisagens no cenário da Serra do Intendente, onde está localizada a Cachoeira do Tabuleiro.

A diversidade da vida e alto índice de endemismo presentes na região que desde junho de 2005, faz parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, abrindo novas perspectivas para a conservação da biodiversidade aliada ao desenvolvimento econômico e humano nas paisagens do Estado de Minas Gerais, abrange 53 municípios de Minas Gerais e Bahia, etapa inicial entre a Serra de Ouro Branco e o Parque das Sempre Vivas em Diamantina.

A Reserva da Biosfera pretende tombar toda a Serra do Espinhaço (grande monumento natural, formados basicamente por quartzitos inclinados por força dos deslocamentos das placas tectônicas surgida há milhões de anos) corta de norte a sul os estados de Minas Gerais e Bahia desde a região de Ouro Preto até os limites do estado do Piauí.

O Parque Municipal do Salão de Pedras é o paraíso dos amantes do bouldering, atividade de escalada em rochas mais baixas, sem uso de equipamentos, conta com inúmeras formações rochosas esculpidas pela ação do tempo mais de 300 boulders, divididos em 11 setores principais. E para fechar com chave de outro tem o melhor por do sol da região.

Wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Espinha%C3%A7o

Pin It

( 20 Votos ) 

Comentários   

 
+1 # Paula Medeiros 26-07-2012 16:56
Quando for conhecer a Serra do Espinhaço ficarei com certeza na Pousada de vocês. Adoreis as informações da região. Parabéns a Equipe da Pousada da Gameleira.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Follow me